Como se vestir em uma entrevista de emprego?

Vestir-se para uma entrevista é combinar a cultura da empresa.

A maioria dos escritórios opera em trajes profissionais de negócios, mas algumas startups e empresas preferem roupas casuais no escritório (também forneceremos os detalhes sobre isso).

Se você não tiver certeza do que vestir na entrevista de emprego, pode enviar um e-mail rápido ao seu recrutador para perguntar sobre o código de vestimenta.

No mínimo, isso demonstrará sua natureza proativa e suas intenções de se sair bem na entrevista.

Se por algum motivo você acha que pedir é exagero demais para você, a maioria das empresas tem perfis de mídia social atualmente. Você pode verificar alguns dos perfis de seus funcionários e ver o que eles estão vestindo durante o horário de expediente.

Se a empresa parecer corporativa, um terno e gravata para homens ou um terno e vestido para mulheres é o caminho a percorrer. Se for mais descontraída, camiseta lisa e calça casual, você sabe que o business casual é seu amigo.

Aqui está uma orientação geral sobre o que vestir para uma entrevista de acordo com o setor ou departamento em que você trabalha:

Antes de entrarmos nas partes boas, vamos definir algumas regras para você se vestir para impressionar:

  • Evite decidir o que vestir no dia da entrevista. Você vai ficar estressado o suficiente, confie em mim! Você não quer acabar parecendo uma criança brincando no terno do papai ou usar o sutiã errado com o único vestido profissional que você tem. O ajuste certo é tão importante quanto a roupa.
  • Lave sua roupa um dia antes. Os gerentes de contratação podem identificar um ótimo candidato, para não ter o risco de contratar errado
  • Fique longe de muitas joias. Muitas correntes, colares ou pulseiras podem soar e acabar sendo apenas puro barulho e distração.
  • Entrevistas no Skype ou Zoom não escapam a nenhuma dessas regras. Eles exigem o mesmo nível de pensamento e atenção ao seu traje. Além disso, use calças. Você nunca sabe se precisará se levantar de repente para conseguir algo. Estranho…

 Dica profissional: depois de avaliar o tom de sua empresa em potencial, você deve sempre procurar se vestir de maneira mais inteligente para a entrevista. Mas lembre-se, vestir-se demais pode ser tão ruim quanto estar malvestido. Então faça sua pesquisa!

O que é traje profissional de negócios para mulheres?

 Às vezes você gostaria de ser homem, apenas um par de sapatos padrão, um terno elegante e uma camisa lisa! Tudo pronto para fechar negócio durante a entrevista. Mas decidir o que vestir para uma entrevista para mulheres não precisa ser tão complicado quanto você pode imaginar.

O traje profissional de negócios é o traje mais formal que se pode usar (não obstante os casamentos), ele precisa refletir sua personalidade e competência sem exagerar.

A verdade é que a maioria das roupas do dia a dia que as mulheres têm em seus armários podem ser ajustadas e você estará pronto para a entrevista.

Vamos começar com ternos profissionais de negócios para mulheres primeiro.

Como usar um terno profissional de negócios para mulheres

Ternos são um grampo no armário profissional de uma mulher. Até a Mulher Maravilha tem um!

Para as mulheres, os ternos geralmente são feitos de um blazer e uma ou saia de tecido combinando. Aqui estão algumas diretrizes para o traje de entrevista a seguir.

  • Sempre escolha uma cor neutra como azul marinho, cinza ou preto.
  • O tecido deve ser sazonal como a lã.
  • As mangas do blazer devem terminar na altura do pulso. Não se preocupe com as mangas que vão até suas mãos.
  • O blazer deve ficar bem no seu ombro. Deve ficar bem na borda, sem se arrastar.
  • A saia deve chegar pelo menos até a altura dos joelhos, para que não seja muito curta quando você estiver caminhando ou sentado.
  • As calças podem precisar ser ajustadas dependendo da sua altura e da altura dos sapatos que você planeja usar com elas. O punho da calça deve ficar no meio do calçado ou logo após os tornozelos.
  • Mesmo se você planeja usar o blazer aberto, você deve poder fechá-lo confortavelmente. Mas cuidado com muito espaço extra quando o blazer está abotoado!

 

Todos nós temos aquele vestido, geralmente preto, que gostamos de usar em todas as ocasiões. Mas é uma entrevista apropriada?

Vestidos formais para mulheres são fáceis de encontrar. Mas lembre-se de que os vestidos de trabalho não devem ser muito justos, muito curtos ou muito reveladores. Você pode, é claro, combiná-los com blazers, mas tome cuidado para que sua coordenação de cores esteja correta.

O que vestir com um vestido preto

Uma jaqueta sempre adiciona um toque profissional a qualquer vestido preto simples. Combinado com um belo par de sapatos e bolsa (evite cores chamativas aqui), pode ser apenas o que o seu vestido preto do dia-a-dia precisa para entrar no clã profissional de negócios. Mantenha o visual simples, polido e elegante.

O que vestir com uma saia preta

Você nunca pode dar errado com um top mais claro e um blazer preto aqui. Sapatos pretos também funcionam bem.

Você é mais uma mulher que usa calças?

Em primeiro lugar, evite calças muito justas que não possam sentar-se confortavelmente ou tão apertadas que deixem a linha da calcinha visível. Se você tem um “dedo do pé de camelo” na virilha ou se suas calças estão “sorrindo”, suas calças estão muito justas.

Como escolher camisas profissionais para mulheres

Quando se trata de procurar camisetas para usar com saias ou calças profissionais, decidir qual camisa usar para uma entrevista pode ser um desafio. 

Quer você opte por uma camisa branca profissional clássica ou uma de cor sedosa, o que importa aqui é ficar com o simples.

Evite cores chamativas e logotipos a todo custo. Certas impressões podem ser uma opção, mas se você não tiver certeza, não se arrisque.

Traje para entrevista para homens: o que vestir e como retirá-lo

Em um mundo onde a maioria dos caras usa tênis e mal consegue se lembrar como dar um nó em uma gravata, uma roupa profissional de negócios é sua chance de ficar mais legal do que o resto.

Então, você realmente deveria usar terno para uma entrevista?

Quando os homens estão decidindo o que vestir para uma entrevista, muitas vezes eles ficam com uma escolha: vestir-se. Se você trabalha no nível C de uma organização, em direito ou em finanças, o código de vestimenta praticamente só tem uma regra: conservador. Na dúvida, escolha sempre um terno.

Mas, como você usa um terno para uma entrevista? E qual a melhor cor do terno?

Seu traje deve ser de duas peças, em cinza carvão ou azul marinho. Você também pode usar ternos marinho ou cinza com listras sutis. 

Cinzas mais claros e azuis podem ser usados ​​na primavera ou no verão. Mas as cores muito claras dos ternos são para festas no jardim e casamentos, não para o escritório.

Você deve usar um terno preto para uma entrevista?

Boa pergunta! Olha, usar um terno preto bem ajustado não vai fazer você perder a chance da entrevista, mas também não é o ideal. Se puder, evite usar um terno preto. E uma camisa preta para esses assuntos.

Que cor de camisa você deve usar para uma entrevista?

Branco sólido e azul claro a médio seriam suas melhores escolhas. As camisas sociais cor-de-rosa ficam bem.

Que sapatos usar para uma entrevista

É aqui que os homens podem se divertir ao escolher o que vestir para uma entrevista, principalmente quando a entrevista for em uma transportadora de veiculos.

A cor de seus sapatos deve ser preta, marrom ou vinho. O resto é com você. Oxfords, brogues, cortes inteiros, mocassins ou bonés venezianos, o que você quiser.

É importante que antes de definir a sua roupa para uma entrevista você estude bem o estilo da empresa.